Como os fitoterápicos podem ajudar na Ansiedade e depressão

Por Equipe Keyo

A ansiedade provoca inúmeras sensações desagradáveis em nosso corpo. Dor muscular, cefaléia, insônia, palpitações e aperto no peito.

Sabia que falta de concentração e irritabilidade também fazem parte desses sintomas?

Como alternativa ao uso de ansiolíticos e antidepressivos, que podem causar efeitos colaterais e até dependência, os fitoterápicos e as ervas medicinais ganham um papel importante neste processo de cura do corpo, mente e energia.

Se as crises não são graves, os chás podem ser uma aposta certeira. Os princípios ativos estão presentes de maneira mais branda, o que reduz a probabilidade de complicações.

Quadros leves de Ansiedade: Macela, Erva Cidreira, Alfazema, Capim Limão e Erva Doce.

Quadros agudos de ansiedade com melancolia: Flor ou folha de Maracujá (passiflora), Mulungu, Erva de São João, Alecrim.

Como preparar o chá?

Selecionar de 3 a 4 ervas, uma colher de chá de cada;

Adicione 500ml de água quente;

Deixar em infusão tampado

por 15 minutos.

Chá fresco é sempre melhor, suas prioridades estarão mais intensas e o efeito será mais rápido. Faça 500ml de água, tome uma xícara e descarte o restante. 

Porém é importante tomar de 2 a 3 xícaras de chá por dia, durante 7 dias e avaliar como o corpo reagiu. Dê pausa de 3 dias e retome. Tomar apenas uma xícara esporadicamente pode apresentar uma melhora imediata, porém de curto prazo.

Para quadros mais intensos que não tiverem bons resultados com os chás, a opção de uso das cápsulas de fitoterápicos, que estão mais concentrados e o efeito é mais rápido.

Para isso, em uma boa farmácia de manipulação ou produtos naturais é possível encontrar produtos prontos.

Indico ainda incorporar frutas vermelhas, como a lichia, melancia e pitanga. Sementes pretas como feijão e o gergelim, que também irão contribuir para a diminuição da ansiedade.

Mas fica o alerta! Hipertensos e gestantes não devem fazer uso das ervas sem indicação de um profissional.

Claudia Ghinzeli: Fitoterapeuta e Terapeuta Integrativa