Consciência espiritual: o despertar para nossa essência

Por Equipe Keyo

A consciência espiritual está muito mais presente na sua vida do que você pensa. Imagine que nosso corpo é um computador. Tudo funciona se estamos com bateria. Temos funções básicas: relógio, som, escrevemos, podemos trabalhar com diversos programas.

Mas, quando esse computador tem o acesso à internet, suas funções ampliam extraordinariamente. O wi-fi é a consciência espiritual:uma grande potência que nossos corpos e mentes ganham quando investigamos a alma pois é através dela que a expansão de consciência se dá.

Enquanto nosso corpo é material, denso e “pesado”, a alma é energia, sutil e leve. É muito simples se conectar a ela, basta que você responda agora o que está sentindo Se for mais fácil, feche os olhos, coloque as mãos no coração, respire profundamente e responda.

Por ser sutil, é através do que sentimos que nos conectamos a ela. Por ser energia, ela altera muito ao longo do dia. Quanto mais trazemos atenção a esse sentir, mais consciência espiritual ganhamos. A alma é a casa de nossas memórias e consciência espiritual.

Portanto, todos seres vivos possuem alma e, uma hora, deixarão de habitar a matéria para retornar à fonte original, que é energia por si só. Esse processo nada tem a ver com religiões, mas sim sobre a nossa conexão com um plano maior, energético e onipresente que se reflete na nossa realidade através da natureza e de nós mesmos.

Consciência espiritual: por que ela é importante?

Muitas culturas ancestrais previram o despertar massivo da consciência espiritual. Isso não é uma coincidência, mas sim um processo evolutivo muito importante para a raça humana.

Estar à serviço da própria alma é aprender a viver com paz de espírito, ou seja, experimentando a vida cada vez mais harmonizada e com menos extremos emocionais, intensidade e densidade.

Quando assumimos nossa própria essência, descobrimos o que de verdade nos faz bem; o que é essencial  nos preenche com sentido e sensação de pertencimento.

Se ver como parte da natureza, perceber o planeta como a própria casa e enxergar outros seres vivos como uma irmandade é o futuro, a tal chamada Era de Aquário. Só assim a humanidade será libertada da consciência passada de culpa, crucificação, sofrimento e dor, valores relacionados à Era de Peixes.

A flor de lótus é um dos símbolos do despertar da consciência espiritual porque ela nasce da lama. Ou seja, de um lugar escuro, feio, ela se transforma em algo raro e belo.

Esse estado de consciência mais elevado e espiritual proporciona mais autenticidade, amor, alegria, liberdade, confiança e bem-estar consigo mesmo. Apenas em paz consigo mesmo é possível fluir em paz com tudo ao redor.

Enquanto a Consciência Espiritual traz o prazer da solitude, a ausência dela traz o sofrimento da solidão.

Leia também: Autoconhecimento: trajetória para construir um Eu melhor

Benefícios da consciência espiritual para sua trajetória?

O Lavoisier já dizia: “Nada se perde, tudo se transforma”. Quando a alma experimenta uma dor ou tristeza, se ela estiver no despertar espiritual, em um breve período de tempo ganhará a compreensão de que aquela experiência desafiadora era exatamente o que ela necessitava. Dessa forma, ela entende que aquilo era preciso para se transformar, para evoluir em consciência.

A grande chave é que, quanto mais comprometidos estamos com nossa consciência espiritual, mais rápido nos reerguemos de eventuais desafios. Menos nos sentimos iludidos, enganados, estressados ou vítimas de pessoas, circunstâncias ou situações.

Nos tornamos autorresponsáveis. Isso quer dizer, compreendemos que é o estado em como nos sentimos que define como lidaremos com qualquer coisa que acontece fora de nós. E o melhor, dentro de cada um, há um oásis infinito de amor e conexão para nos acolher a qualquer momento.

Ao despertar a consciência espiritual, ancorando a autorresponsabilidade, virtudes como a compaixão, perdão, alegria, generosidade, honestidade e muito mais florescem na alma e passam a fazer parte da nossa rotina. Esse se torna o centro para onde retornamos.

Tudo que esteja fora desse centro, desse “novo normal” deve ser visto com atenção e acolhido para ser transformado. A consciência espiritual é uma purificação da alma. E através desse alinhamento atraímos eventos surpreendentes, os quais C. G. Jung chamou de sincronicidades.

Sincronicidades, coincidências, o acaso só acontece quando estamos alinhados com nossas almas e essas, por sua vez, estão sempre alinhadas com o cosmos, com a sabedoria inerente da vida. São os sinais que nossas almas indicam como o caminho correto a seguir.

“A melhor coisa que você pode fazer
para cultivar a verdadeira sabedoria
é praticar a consciência
de que o mundo é um sonho.”

Paramahansa Yogananda

Leia também: Espiritualidade: qual é o seu impacto em nossas vidas?

Despertar espiritual: confira dicas para expandir sua consciência

Abraçar árvores, além de fazer bem para a saúde por ser extremamente terapêutico, amplia a nossa consciência espiritual por saudarmos outras formas de vida.

Contato com a Natureza
A natureza é a fonte primária de tudo que necessitamos para viver bem, a começar pelo oxigênio. Pisar descalço na terra, fortalece nosso sistema imunitário e nos conecta mais fortemente com a terra. Comer uma fruta ao pé de uma árvore, além de saudável, nos desperta para a interdependência, assim ampliando nossa consciência.

Aprender a ouvir o silêncio
Para muitos essa experiência pode ser atordoante pois há tanto barulho feito pelas vozes de suas mentes que ficar em um ambiente silencioso revela o barulho interior. Mas tudo nessa vida é prática. O silêncio auxilia na conexão com a alma. Facilita o sentir. Quando alinhamos o silêncio com o sentir e respirar conscientes, podemos rapidamente nos restaurar.

Atividades como Meditação Ativa
Tudo que fazemos com total atenção e presença serve como uma meditação ativa. Se gostar de artes, desenhe sentindo cada rabisco, com plena atenção. Já se gostar de escrever, busque sentir-se em cada palavra que escreve. Se aprecia a dança, coloque uma música instrumental, sem letras para a mente ficar calada e, assim, provar cada movimento com total percepção.

O Corpo como um Templo
Como falamos no início, se o nosso corpo é como um computador, ele precisa de bateria, alimentação adequada e descanso do sono restaurador. Nosso corpo é um templo pois é nela que nossa alma habita durante um curto espaço de tempo. Cuidar dele é garantir saúde. Você não precisa ser vegetariano ou um viciado em academia. Não tem nada a ver com vaidade, mas sim com bem-estar e equilíbrio.

Pratique virtudes
Muitos dizem sobre pensar positivo, mas, sentir-se positivo é o grande poder para expandir a consciência espiritual. Diga para si, olhando-se no espelho, frases positivas. Algo que você sinta de verdade, como: “Eu sou muito habilidoso com…”, “Eu adoro quando canto … música”. Se olhe enxergando e reconhecendo suas virtudes, o que te dá alegrias, porque elas já estão em sua alma, reconhecer é pura conexão.

Gratidão
Esse é um dos sentimentos mais elevados porque durante toda a vida temos clareza “do que nos falta”, “do que queríamos mais”, porém, quando criamos momentos para agradecer o que já temos ou somos, nosso amor por nós próprios e pela vida se expande. Busque diariamente, de preferência, antes de dormir, pensar sobre três coisas que viveu durante o dia e pelo que se sentiu grato. Podem ser coisas simples como “ter comidas na minha geladeira” ou “tomar um belo banho quente”.

Valorize as pequenas coisas
Às vezes uma breve conversa descontraída com alguém que amamos, uma pausa no dia para saborear um café ou o simples ato de ouvirmos uma música que gostamos nos faz um bem grandioso. Isso é muito precioso pois nutrimos boas emoções em nossa alma. Veja esses momentos como nutrientes para sua alma e um investimento na sua consciência espiritual.

Meditação
Muitos sábios orientais dizem sobre o poder restaurador da meditação: ela é tão valiosa quanto uma boa noite de sono. Enquanto dormir, descansa o corpo, meditar descansar a mente e os pensamentos. Por isso, invista em momentos de qualidade para praticar a meditação.

Evite químicos
Alimentos industrializados, tecidos, cosméticos sintéticos. Tudo que faz mal ou desequilibra a natureza, também nos desequilibra. Convidar-se a buscar por alternativas mais naturais, menos agressivas para o ecossistema e para o seu próprio corpo, auxilia a sutilizar para que se conecte mais com a alma e consciência espiritual. Antes de tomar um remédio na próxima dor de cabeça ou de barriga, sinta se um chá de ervas ou um óleo essencial podem te ajudar.

1. Contato com a Natureza

A natureza é a fonte primária de tudo que necessitamos para viver bem, a começar pelo oxigênio. Pisar descalço na terra, fortalece nosso sistema imunitário e nos conecta mais fortemente com a terra. Comer uma fruta ao pé de uma árvore, além de saudável, nos desperta para a interdependência, assim ampliando nossa consciência.

2. Aprender a ouvir o silêncio

Para muitos essa experiência pode ser atordoante pois há tanto barulho feito pelas vozes de suas mentes que ficar em um ambiente silencioso revela o barulho interior. Mas tudo nessa vida é prática. O silêncio auxilia na conexão com a alma. Facilita o sentir. Quando alinhamos o silêncio com o sentir e respirar conscientes, podemos rapidamente nos restaurar.

3. Atividades como Meditação Ativa

Tudo que fazemos com total atenção e presença serve como uma meditação ativa. Se gostar de artes, desenhe sentindo cada rabisco, com plena atenção. Já se gostar de escrever, busque sentir-se em cada palavra que escreve. Se aprecia a dança, coloque uma música instrumental, sem letras para a mente ficar calada e, assim, provar cada movimento com total percepção.

4. O Corpo como um Templo

Como falamos no início, se o nosso corpo é como um computador, ele precisa de bateria, alimentação adequada e descanso do sono restaurador. Nosso corpo é um templo pois é nela que nossa alma habita durante um curto espaço de tempo. Cuidar dele é garantir saúde. Você não precisa ser vegetariano ou um viciado em academia. Não tem nada a ver com vaidade, mas sim com bem-estar e equilíbrio.

5. Pratique virtudes

Muitos dizem sobre pensar positivo, mas, sentir-se positivo é o grande poder para expandir a consciência espiritual. Diga para si, olhando-se no espelho, frases positivas. Algo que você sinta de verdade, como: “Eu sou muito habilidoso com…”, “Eu adoro quando canto … música”. Se olhe enxergando e reconhecendo suas virtudes, o que te dá alegrias, porque elas já estão em sua alma, reconhecer é pura conexão.

6. Gratidão

Esse é um dos sentimentos mais elevados porque durante toda a vida temos clareza “do que nos falta”, “do que queríamos mais”, porém, quando criamos momentos para agradecer o que já temos ou somos, nosso amor por nós próprios e pela vida se expande. Busque diariamente, de preferência, antes de dormir, pensar sobre três coisas que viveu durante o dia e pelo que se sentiu grato. Podem ser coisas simples como “ter comidas na minha geladeira” ou “tomar um belo banho quente”.

7. Valorize as pequenas coisas

Às vezes uma breve conversa descontraída com alguém que amamos, uma pausa no dia para saborear um café ou o simples ato de ouvirmos uma música que gostamos nos faz um bem grandioso. Isso é muito precioso pois nutrimos boas emoções em nossa alma. Veja esses momentos como nutrientes para sua alma e um investimento na sua consciência espiritual.

8. Meditação

Muitos sábios orientais dizem sobre o poder restaurador da meditação: ela é tão valiosa quanto uma boa noite de sono. Enquanto dormir, descansa o corpo, meditar descansar a mente e os pensamentos. Por isso, invista em momentos de qualidade para praticar a meditação.

9. Evite químicos

Alimentos industrializados, tecidos, cosméticos sintéticos. Tudo que faz mal ou desequilibra a natureza, também nos desequilibra. Convidar-se a buscar por alternativas mais naturais, menos agressivas para o ecossistema e para o seu próprio corpo, auxilia a sutilizar para que se conecte mais com a alma e consciência espiritual. Antes de tomar um remédio na próxima dor de cabeça ou de barriga, sinta se um chá de ervas ou um óleo essencial podem te ajudar.