Outono, como se preparar para essa estação!

Por Equipe Keyo

Outono é época de recolhimento! Quando olhamos para o nosso corpo de uma forma mais profunda e holística podemos identificar épocas de expansão e épocas de recolhimento.

O outono está batendo à nossa porta e qual a mensagem que eles nos traz? Ele nos pede Recolhimento!

E segundo a Medicina Tradicional Chinesa, ele rege os pulmões. Estes, por sua vez, sofrem com a influência da secura que predomina na estação. Trazendo manifestações comuns nesta época do ano, como as rinites, gripes e outras afecções pulmonares.

A nível físico devemos resguardar-nos em casa, assim como as nossas avós, com os pés sempre calçados (meias e pantufas quentes) e com um chalé sob os ombros.  Elas tinham toda a razão, devemos nos agasalhar e estar protegidos do vento frio.

Com pequenas mudanças de hábitos, é possível fortalecer o sistema imunológico e estar preparado para a chegada do inverno. Trocar saladas frias por caldos quentes de vegetais (sopa de abóbora é perfeita para essa estação) temperados com gengibre e cebola, aumentam nossa temperatura corporal, eliminando as toxinas do intestino e fortalecendo os pulmões.

Uma boa pedida são os chás quentes, com o sabor levemente picante como o gengibre, hortelã e alho. Guaco ajuda na melhora do sistema imunológico.

Emocionalmente é um período de melancolia e tristeza. Agora é hora de olhar para dentro de nós, para as emoções que foram acumuladas ao longo do ano. É o momento perfeito para aprender meditação, respiração consciente, danças meditativas e exercícios como yoga ou chi kung.

Aprendemos a respirar ar puro, conservando apenas boas emoções. Assim aguardamos a próxima estação mais fortalecidos.

Tenha fé no recomeço!

Te convido à essa reflexão, ao olhar para dentro, fortalecendo as emoções, para um novo recomeço. São dias difíceis, mas que terão fim, teremos novas oportunidades e novas estações.