Terapias Holísticas: Homeopatia

Por Equipe Keyo

Homeopatia é um termo que permeia a área da saúde há mais de 200 anos. É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença.

É um tipo de tratamento que utiliza as mesmas substância que provocam os sintomas para tratar ou aliviar vários tipos de doenças, desde asma até depressão, por exemplo, seguindo o princípio geral de que “semelhante cura semelhante”.

Normalmente, as substâncias utilizadas na homeopatia são diluídas em água até que sobre pouca quantidade dessa substância na mistura final, produzindo-se assim um remédio homeopático que poderá ser capaz de aliviar os sintomas em vez de os piorar. Geralmente, quanto mais diluído for o medicamento homeopático, maior será o poder de tratamento.

Como funciona?

A homeopatia foi criada por um médico formado em medicina convencional, chamado de Samuel Hahnemann, com o objetivo de curar problemas físicos e psicológicos sem a necessidade de utilizar medicamentos químicos que possam provocar efeitos colaterais.

Assim, a homeopatia parte do princípio que semelhante cura semelhante, de forma que os medicamentos utilizados são capazes de estimular o aparecimento dos sintomas da doença que se quer tratar com o objetivo de promover o seu alívio ao mesmo tempo.

A Organização Mundial da Saúde libera a utilização da homeopatia para quase todas as doenças, mas desaprova seu uso para doenças graves, como diarreia infantil, malária, tuberculose, câncer e Aids, por exemplo, devendo-se nestes casos utilizar preferencialmente o tratamento clínico indicado pelo médico.

Como é uma sessão?

Durante a sessão com o homeopata é feita uma avaliação individualizada, assim como exames que ajudem a identificar um diagnóstico. No entanto, no caso do homeopata, ele também vai tentar entender de que forma os sintomas estão afetando o dia-a-dia de cada pessoa e que outros problemas podem estar ocorrendo na sua vida.

Dessa forma, a consulta do homeopata dura em torno de 30 minutos, já que este profissional pode fazer vários tipos de questões para saber mais sobre a vida pessoal de cada um.

Quem pode utilizar a Homeopatia?

De forma ampla, qualquer pessoa pode fazer tratamento homeopático, desde que seja recomendado e acompanhado por especialistas.

O tratamento homeopático é indicado para diversos problemas de saúde, tanto a orgânica como a psicológica. Geralmente o medicamento é indicado para tratar doenças ginecológicas, respiratórias, gastrointestinais, dermatológicas, alérgicas e para aumentar a imunidade.

Benefícios da Homeopatia

Além de saber se homeopatia funciona, é importante conhecer seus benefícios. Em um dossiê sobre homeopatia desenvolvido na Índia, foram levantadas as principais vantagens do tratamento homeopático, como:

  • Ser seguro, eficaz e baseado em substâncias naturais.
  • Utilizar substâncias simples em microdoses — os medicamentos não estão associados a efeito tóxico e podem ser utilizados com segurança.
  • Não agir diretamente sobre os microrganismos, e sim sobre o sistema imune — não se conhece resistência microbiana a homeopáticos.
  • O modo de administração de medicamentos homeopáticos é simples, e eles e não são invasivos.
  • Os medicamentos são palatáveis, o que facilita a aceitação do paciente.
  • A falta de diagnóstico confirmado da doença não representa um obstáculo para iniciar o tratamento com medicamentos homeopáticos.
  • A abordagem individualizada da homeopatia está de acordo com a crescente tendência de tratamentos de saúde.
  • Medicamentos homeopáticos não viciam.
  • Relação custo-benefício do tratamento homeopático é melhor do que a de outros sistemas terapêuticos.

Homeopatia à distância?

É possível que os atendimentos sejam feitos de forma virtual. Através de uma anamnese (avaliação) detalhada, o profissional fará as suas prescrições de forma segura e eficiente.